Comunicado válido entre 2017-01-16 07:43:00 e 2017-01-21 23:59:00

A partir de dia 18, prevê-se uma situação de tempo frio sobre Portugal continental, devido à intensificação de um anticiclone sobre o interior da Europa, e ao cavamento de uma depressão sobre o Mediterrâneo a qual tem expressão nos níveis altos da atmosfera e que tenderá a deslocar-se em direção à Península Ibérica. Como consequência ter-se-á o transporte de uma massa de ar muito fria e seca do interior do continente europeu, a qual dará origem a uma descida expressiva do valores da temperatura do ar, quer mínimos quer máximos. Este cenário dever-se-á manter até dia 20 ou 21.

A temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 0º e 4ºC, na generalidade do território, e será significativamente mais baixa nas regiões do interior, em particular Norte e Centro, onde poderá descer até -8/-7ºC. A temperatura máxima não deverá ultrapassar 8º a 12ºC no litoral oeste e no interior sul, sendo ligeiramente superior na costa sul do Algarve (entre 12º e 14ºC) e significativamente inferior no interior Norte e Centro, onde os valores não deverão ultrapassar 5º/6ºC (na região da Serra da Estrela deverão variar entre 0º e 3ºC). Adicionalmente, sobretudo nos dias 18 e 19, o vento soprará moderado a forte de leste e a humidade relativa será muito baixa, fatores que poderão potenciar a geada negra.

O céu apresentar-se pouco nublado ou limpo, embora temporariamente com períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *