Este ano foi vivido, com um programa intenso, o Dia Municipal do Bombeiro, em Oliveira de Azeméis. Pela primeira vez, o elogio e a homenagem que se impunham aos nossos ‘soldados da paz’.

O Dia Municipal do Bombeiro foi comemorado em Oliveira de Azeméis pela primeira vez este ano, no passado dia 12 de agosto.

O hastear das bandeiras nos quartéis das corporações de Oliveira de Azeméis e Fajões assinalaram o início das cerimónias, que englobaram um conjunto de actividades, que se estendeu entre as 09h00 e as 20h00. Um jogo de futebol entre bombeiros  dirigentes e autarcas, no centro de formação Ápio Assunção, deu o ‘pontapé de saída’ para um dia bem passado e de grande convívio. Seguiram-se um almoço partilhado, no Parque Temático, demonstração de exercícios de suporte básico de vida e desencarceramento, nas instalações dos voluntários da cidade, desfile motorizado e homenagem aos bombeiros e formatura, no monumento ao bombeiro na freguesia de Palmaz, que recorda o trágico acidente em que morreram dois dos nossos ‘soldados da paz’, no ano de 2005.

Por fim, o lanche no Hotel Vale do Rio culminou, da melhor forma, a confraternização de um evento que repetir-se-á todos os anos.

Recorde-se que o anúncio da realização da efeméride foi feita, pelo presidente da Câmara, Hermínio Loureiro, na sessão solene do 106º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, o ano passado. Na sua intervenção, o edil – também responsável pela Protecção Civil – referiu que “é fundamental enaltecer as corporações”. E, actualmente, mais do que nunca, neste que tem sido um verão ‘bem negro’ para os bombeiros portugueses. Para todos, o nosso bem hajam.