Fruto das intempéries que têm vindo a ocorrer com maior frequência, tem vindo a aumentar o número de árvores existentes dentro da malha urbana do nosso concelho que, necessitam de ser intervencionadas.

Assim, e procurando uma vez mais disponibilizar e prestar um serviço de excelência à população oliveirense, o nosso CB tem desde Janeiro, elementos capazes de intervir em árvores de grande porte.

Estes elementos tiveram a capacidade de adaptar-se a esta nova exigência e, conciliando técnicas de Grande Ângulo com técnicas de Arborismo, conseguem abater árvores que não podem ser abatidas através das técnicas convencionais, seja pela sua envergadura, localização ou devido aos constrangimentos que traria para a malha urbana em que estão inseridas.

Através deste método trabalho, que é pioneiro entre nós, consegue-se deste modo abater na vertical, árvores de grande envergadura, desde a copa até ao pé, deixando de ser necessário recorrer a cortes de ruas, ao uso de maquinaria pesada, etc.

Nas fotos em baixo, consegue-se ver a sequência dos trabalhos executados nos plátanos que existiam no Largo da Feira dos Onze. Como se pode ver, algumas destas árvores estavam muito próximas dos edifícios ali existentes e, só desta forma, se conseguiu intervir em segurança.

Estes trabalhos para além da grande exigência física, obrigam os elementos a um trabalho de grande rigor e paciência, visto que todo o processo é feito com elevada segurança, quer para os elementos, quer para todas as estruturas edificadas adjacentes.

Todas as técnicas de poda ou desramação são devidamente acompanhadas pelos técnicos do gabinete técnico florestal da Câmara Municipal, sendo as restantes técnicas da responsabilidade dos bombeiros, em função da experiência adquirida e da qualidade dos executantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *