A preocupação com a qualidade do serviço que prestamos à população, levou a que em 2010 este comando tenha tomado a decisão que, a partir daquele ano, as escolas de estagiários teriam a duração de 2 anos.

Feitos os devidos ajustamentos no cronograma formativo, ponderados os riscos e analisadas as vantagens demos, naquela altura, um passo importante que prova que, mais uma vez, o CB de Oliveira de Azeméis, encontra-se na vanguarda do processo formativo. Esta situação viria a ser confirmada com a publicação da portaria 713/2012 de 18 de Janeiro, dois anos mais tarde, que impunha a obrigatoriedade das escolas de estagiários terem essa duração.

Este percurso formativo iniciou-se com a prestação de provas físicas por todos os candidatos, pela apresentação do respectivo registo criminal e pela realização de testes psicotécnicos, o que permitiu aferir as diferentes capacidades cognitivas dos elementos. Terminadas estas provas, complementadas pelo respectivo atestado de robustez física só então, é que puderam integrar o Curso de Instrução Inicial de Bombeiro (CIIB).

No seguimento desse processo realizou-se, no passado dia 12 de Janeiro, mais um exercício final de avaliação da Escola de Estagiários 2011/13 que terminou a fase de instrução modular, dando inicio ao processo de avaliação em contexto prático. Durante este dia, os Estagiários tiveram de demonstrar alguns dos conhecimentos adquiridos.

Do grupo inicial faziam parte 14 elementos e após todo o período de instrução e formação, conseguiram chegar à etapa final oito estagiários que ficaram classificados pela seguinte ordem: 1º Nuno Costa; 2º Hugo Silva; 3º Joana Fernandes; 4º Ruben Carvalho; 5º Carla Silva; 6º Sara Azevedo; 7º Sara Castro e 8º Cecília Santos.

O exercício do dia 12, teve início pelas 14horas e terminou já depois das 02horas do dia 13. Ao longo deste período de avaliação os estagiários foram levados ao limite, sendo sido submetidos a testes práticos de todas as áreas do seu processo formativo, incluindo a condição física. Após a realização do teste cooper (12 minutos), seguiu-se a prova de velocidade (100metros) e a realização durante 1 minuto de abdominais e flexões.

Após a prova física, e um retemperador duche, foi altura do exercício de combate a incêndios urbanos. Durante o restante dia, tiveram de prestar ainda provas em cartografia, ordem unida e numa prova oral de conhecimentos. Repetiram ainda o exercício de incêndios urbanos, visto que o mau tempo que se fazia sentir impossibilitou a realização do exercício de incêndios florestais que se encontrava previsto. De realçar que em todos os momentos foram sujeitos a uma elevada carga de stress, fazendo com que eles próprios superassem os seus limites.

Por fim, e como não podia deixar de ser, foi momento de confraternização, havendo um pequeno lanche que foi partilhado pelos estagiários e seus monitores.

A partir de então, os oito estagiários vão passar a integrar as escalas de serviço e, se até lá demonstrarem ser merecedores, irão ser empossados Bombeiros de 3ª em Junho próximo, por ocasião das comemorações do nosso 107º aniversário.