No passado dia 26 de Maio, realizamos na freguesia de Palmaz um exercício de busca e salvamento.

Este exercício foi realizado nas instalações de umas antigas pedreiras e teve como objectivo principal testar a organização do TO, bem como, a eficácia da utilização dos binómios cão/guia e das técnicas de salvamento em grande ângulo.

Para isso pudemos contar com a presença da nossa Equipa de Salvamento em Grande Ângulo e das Equipas Cinotécnicas dos CB’s de Albergaria a Velha, de São João da Madeira e da equipa do nosso CB que está a dar os seus primeiros passos. No total estiveram envolvidos cerca de 30 elementos, de entre os quais se destacam as presenças de seis binómios cão/guia.

O exercício foi feito em cenário real, tendo começado às 9horas e terminado por volta das 17horas. As vítimas foram os elementos das turmas C e D da nossa Escola de Infantes e Cadetes que, teoricamente teriam ido acampar e perderam-se devido ao imenso nevoeiro que se fazia sentir no local, havendo, inclusivamente, dois politraumatizados que foram vítimas de queda nas escarpas da pedreira.

No final, as equipas cinotécnicas conseguiram localizar todos os desaparecidos, sendo necessário recorrer a técnicas de Salvamento em Grande Ângulo para resgatar as duas vítimas politraumatizadas. Tratou-se de um excepcional momento operacional que, possibilitou ainda a cooperação e treino entre CB’s vizinhos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *