Em meados de 2006 é instalada uma nova “carga” nas nossas viaturas. Este “objecto” religioso com certa de 8cm colocado no tablier com orientação para o local onde nós nos deslocamos, é designado por Nossa Senhora da Boa Viagem.

Muitos já questionaram o motivo e o significado desta santa que se encontra no tablier das nossas principais viaturas. Afinal, qual é o seu significado?

Por altura dos descobrimentos, os portugueses, grandes descobridores dos oceanos, em devoção à Virgem, não poderiam deixar de invocá-la nas suas frequentes e arriscadas viagens. Assim, deram-lhe este nome, para que ela intercedesse nas tão tormentosas viagens por mares nunca dantes navegados.

Nossa Senhora da Boa Viagem, é uma devoção mariana da Igreja Católica em Portugal e no Brasil, para onde foi levada pelos homens do mar.  Ermidas e capelas foram levantadas em honra de Nossa Senhora com este título, transformando-se algumas em santuários.

Desde então, este pequeno “objecto” é uma designação de boa sorte, pretendendo-se que ilumine todas as nossas viaturas nos caminhos a percorrer em situações urgentes e emergentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *