Tal como em anos transactos, a Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis e os Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis estão a realizar um plano de formação conjunta, resultante de um protocolo celebrado entre estas duas entidades, que tem como destinatários os alunos do 4º ano de enfermagem.As sessões de formação decorrem no quartel operacional desta associação, sendo a formação ministrada por uma equipa de formadores dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, em conjunto com a docente Ana Quesado. Ao longo do corrente mês têm sido realizadas diversas bancas práticas onde são abordadas todas as técnicas protocoladas na imobilização de vítimas e a sua aplicação em ambiente pré hospitalar, suporte básico de vida e gestão multi-vitimas. No encerramento desta formação são realizados diversos acidentes simulados, onde os alunos (futuros enfermeiros) terão de colocar em prática a gestão de multi-vitimas, tanto no contexto de pré hospitalar, como na recepção dessas vítimas nos serviços de urgência. Como complemento, os alunos terão ainda sessões teóricas e práticas de técnicas de desencarceramento, em que nas sessões teóricas serão apresentados métodos de remoção de vítimas encarceradas e é dado a conhecer o método SAVER.Na componente prática, a turma é divida em dois grupos, em que todos terão contacto com o material existente num veículo de desencarceramento, e poderão testar o seu funcionamento. No final será realizado um acidente simulado por forma a que os alunos testem e experimentem as técnicas  necessárias, para que num contexto real exista uma colaboração perfeita. Os alunos terão ainda a  possibilidade de realizar um estágio tripulando as nossas ambulâncias de socorro.