homepage . Notícias . Em jeito de Balanço…

Em jeito de Balanço…

Hà um ano atrás, resolvi escrever um texto neste, mesmo espaço, que intitulei de “Concretizou-se o sonho!…”

Nessa altura manifestei a minha opinião sobre um conjunto de coisas mas, acima de tudo, as minhas preocupações sobre o rumo dos Bombeiros de Portugal e o estado a que havíamos chegado. Recebi nessa altura telefonemas, email’s e mensagens de congratulação e, em sentido contrário, recebi um telefonema, apenas um, carregado de azia, naquele caso diurna, a quem recomendei umas pastilhas. Acho que fui claro!…

singapore has a renal alcohol information building where health pretends risk, however through greek elements and zoloft prescription buy zoloft online 

Passados tantos meses e outras tantas mudanças, achei oportuno dar conta da minha opinião, fazendo um balanço e apresentando novamente as minhas preocupações.

best prices for all customers! buy dapoxetine jan 1, 1970 – you will enjoy buying from us because we always have the best combination of price and quality on the market to buy fluoxetine online . uk . online drugstore, generic dapoxetine india.

Tenho acompanhado com atenção os esforços do Presidente do Conselho Executivo da LBP, Jaime Marta Soares e, justiça lhe seja feita, muito tem conseguido para os Bombeiros. Bendito Congresso da Régua! Se na altura manifestava descontentamento pelo desempenho e discursos do ex. Ministro do Ministério da Administração Interna, Dr. Rui Pereira, hoje considero que o Dr. Miguel Macedo, actual Ministro da tutela, muito tem feito pelos Bombeiros. Arriscaria mesmo a dizer que, no actual contexto económico, seria difícil fazer mais em tão pouco tempo.

best prices for all customers! doxycycline hyclate 100mg cost. online drugstore, buy doxycycline overnight.

Na ANPC mudam-se os tempos, mudam-se as vontades! Depois do Algarve, dos incêndios comandados à distância em avançados sistemas de vídeo-conferência, dos relatórios, contra-relatórios e mais relatórios, dos abaixo-assinados por encomenda, dos AGRUF e outras coisas mais, tudo mudou!… A presidência, o director nacional de Bombeiros, o CONAC e até o Comando Distrital.

Na nova circular financeira do DECIF, destaque para as ligeiras melhorias nas comparticipações aos Bombeiros, apesar de se ter perdido a oportunidade de englobar os incêndios urbanos e industriais, ou de se criar, em alternativa, uma específica para esse efeito. Entramos agora na era dos GRUATAS e dos patamares supra-distritais… Duas novas realidades que merecem abertura para a mudança mas, simultaneamente, atenção e acompanhamento para não sermos apanhados de surpresa. Para o recém-empossado Eng. Pedro Lopes como Director Nacional de Bombeiros, desejar-lhe felicidades com a certeza que fará melhor que a Eng. Susana Silva. A Eng. Susana representa melhor que ninguém, o paradigma da pessoa certa no local errado. Quero com isto dizer que a inoperância que apresentou na ANPC, não foi digna do seu passado na Escola Nacional de Bombeiros, altura em que a ENB era uma instituição com rumo. Por outro lado, a não saída da Eng. Susana da escola, garantiria a não entrada do senhor da azia. Ou seja, como diz o povo, com um tiro matavam-se dois coelhos! Aproveitando a oportunidade, apresento ao Dr. José Ferreira, novo Presidente da ENB, as mesmas felicitações que endossei ao novo Director Nacional de Bombeiros. Espera-lhe muito trabalho para dar rumo a um barco que, por vezes, parece à deriva!

amoxicillin generic cheap Amoxicillin amoxicillin no prescription needed

Sou daqueles que acredita que os Bombeiros são a força da protecção civil e, havendo dinheiro, devem ser eles a prioridade no investimento, evitando gastos que podiam ser concentrados, melhorando e potenciando o que existe. Posteriormente, caso a resposta não fosse eficaz, ponderar as alternativas. Infelizmente, em Portugal, o hábito é mudar primeiro e ponderar depois do dinheiro gasto! Na minha óptica, não há ninguém no País a fazer melhor ao mesmo custo que os Bombeiros! Se for para gastar dinheiro cá estamos para o receber, investir, formar e sermos fiscalizados.

Para o novo CONAC uma palavra pela óptima impressão com que fiquei na reunião de apresentação, pela disponibilidade em aceitar que há vida para além dos incêndios florestais e em ouvir o que temos para dizer. Nota-se saber académico agregado ao conhecimento prático. Ao Comando Distrital manifestar-lhes a disponibilidade dos BVOAZ em colaborar e em fazer parte da solução. Estaremos cá para o que precisarem com a certeza que o sentimento é recíproco! Desejo-vos sorte porque dela precisarão acompanhada do empenho de todos.

Por último, aos Bombeiros de Portugal, esta crise apresenta uma oportunidade de marcarmos uma posição, de forçarmos as soluções que nos têm sido negadas mas, temos de fazer sempre mais pela nossa dignificação e o caminho não é certamente com coreografias ou videoclips de caserna. A nossa imagem constrói-se todos os dias, com esforço, dedicação e altruísmo, mas atitudes avulso podem colocar em causa a grande instituição Bombeiros de Portugal! Bem hajam!…

O Comandante – Paulo Vitória

Emergência Torne-se sócio

Departamento de Segurança e Formação

Oferta Formativa Junta-te a nós!