Ricardo Bastos liga Setúbal a Azeméis

Os Vicentinos e os Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis são os beneficiários da corrida solidária deste ano de Ricardo Bastos. O oliveirense vai ligar Setúbal a Oliveira de Azeméis em ritmo de corrida.

No total, são 343 quilómetros que Ricardo Bastos se propõe a fazer este ano, o que significa que daqui resultará 343 euros que vão reverter a favor dos Vicentinos e dos Bombeiros Voluntários, ambos de Oliveira de Azeméis. Este valor será acrescentado à conta que já apresenta uma soma de dois mil euros que o oliveirense já angariou em prol daquelas associações.

No dia 19 de Março, o oliveirense inicia em Setúbal esta corrida solidária que será repartida por nove etapas, com uma média diária superior a 30 quilómetros, prevendo-se a sua chegada a Oliveira de Azeméis no dia 27.

“Tenho determinação e vontade apesar de saber que esta corrida vai custar um pouco. Mas faço estes quilómetros com bastante alegria”, afirmou Ricardo Bastos no dia de apresentação desta iniciativa. Além de juntar dinheiro para ajudar as duas associações, a campanha tem a componente de divulgar o trabalho dos Vicentinos e dos Bombeiros. “A maior parte dos oliveirenses não conhece o trabalho dos Vicentinos no combate à pobreza no nosso concelho. E tudo o que se possa fazer em prol dos Bombeiros é tempo bem empregue”, justificou o atleta que apresentou também os equipamentos que vai usar, estando três camisolas ainda à espera de um patrocinador. “Além de um euro por quilómetro vou também oferecer o valor das senhas da Assembleia Municipal, da Área Metropolitana e das mesas de voto”, acrescentou Ricardo Bastos.

Helena Terra sugeriu uma corrida de carros.

A iniciativa e atitude repetidas de Ricardo Bastos mereceu muitos elogios por parte dos amigos que marcaram presença no Salão dos Bombeiros Voluntários. Entre eles, Helena Terra destacou o “ser simples e determinado” que é Ricardo Bastos e adiantou não ter dúvidas que esta será mais uma corrida com  “sucesso”. A directora do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro destacou o trabalho dos Vicentinos e dos Bombeiros Voluntários na sociedade e lançou um desafio ao piloto oliveirense João Martins que, de pronto, aceitou: organizar uma prova de carros cujo o valor de inscrição reverterá para a conta solidária.

Destacando que é o “desporto” e a “solidariedade” que distinguem Oliveira de Azeméis, o vereador Pedro Marques frisou que estas duas características também estão presentes em Ricardo Bastos. “É preciso coragem e iniciativa para fazer uma prova destas”, afirmou o autarca.

Correio de Azeméis, 22 de Fevereiro de 2011